FURADOURO - Atalho, por onde alguém foge, sem sêr visto
Furadouro - Atalho, por onde alguém foge, sem ser vistoA aldeia do Furadouro fica situada na vila da Lageosa do Dão município de Tondela,distrito de Viseu e habitada por nove habitantes.
É beneficiada com a proximidade das termas de S.Gemil, do rio Dão, da cidade de Tondela, 12km e de Viseu a 17km. É um meio essencialmente rural.
Os seus habitantes dedicam-se principalmente à agricultura. As culturas predominantes são o vinho do Dão, o azeite, a batata, o milho e vários produtos hortícolas.
No termo da cidade de Viseu em 1527, assim como no elenco de 1689, a povoação do Furadouro já figurava.
"A grande reforma de Passos Manuel de 6 de Novembro de 1836 (Decreto de 6 de Novembro de 1836, publicado no Diário do Governo n.º 283, de 29-11-1836, pag. 1321) que passou os concelhos de 828 para 351, suprimiu na zona os concelhos do Guardão, Mouraz, Sabugosa, Canas de Sabugosa, Boa Aldeia e Mouraz e retirou as freguesias de Lajeosa e de Ferreiroz ao concelho de Viseu, para as juntar a Tondela. (...) Besteiros ou
Tondela ficou com 23 freguesias. Da Lajeosa saíram para o então criado concelho do Carregal, distrito de Coimbra, as povoações de Sangemil, Penedo e Furadouro, que, porém, em 1842, tinham já regressado à freguesia de origem." in
http://www.arlindo-correia.com/200408.html
Sem comentários:
Enviar um comentário